sexta-feira, 13 de maio de 2011

No dia 11 de Maio aconteceu a 3ª Oficina do Parlamento Jovem 2011, abordando o Subtema “Jovem e o Papel da Família”.

 Juvenal Cordeiro
 Alunos
 Monitora do Parlamento Jovem de Capelinha Edwiges Alecrim
Alunos na dinâmica




 Apresentação dos trabalhos
André Neves- Coordenador Geral do Parlamento Jovem em Capelinha


No dia 11 de Maio aconteceu a 3ª Oficina do Parlamento Jovem 2011, abordando o Subtema “Jovem e o Papel da Família”. 
Divida em dois momentos, a oficina teve na primeira etapa a participação do Sr. Juvenal Antônio Cordeiro que faz parte a 29 anos do AA – Alcoólicos Anônimos, ele fez o relato da sua história de vida como alcoólatra e as dificuldades enfrentadas pela família até os dias atuais, advertindo os alunos de como é primordial o papel da família na prevenção e na recuperação dos pacientes e usuários de drogas.
Trouxe também outros relatos de companheiros do AA, que hoje lá se encontram e tiveram suas vidas parcialmente acabadas pelo uso de drogas. Explicou a atenção que um Alcoólatra tem que ter para não cair no vício novamente, justificando que hoje existem medicamentos, comidas, produtos de higiene bucal que contém álcool e que isso é um perigo para o Alcoólatra, pois o uso sem conhecimento pode acarretar no regresso total do paciente ao vício.
Em seguida, a Assistente Social e Monitora Edwiges Alecrim, fez a apresentação de pesquisas realizadas com os jovens no ano passado, com relação ao Tema “Drogas”, mostrando gráficos com as respostas apresentadas.
Porém, os alunos acharam que as informações não traduzem a realidade de suas escolas, e a Monitora Edwiges propôs aos alunos fazerem uma nova pesquisa para compararmos as informações do ano passado com as deste ano, o que foi bem aceito pelos alunos.
Ela ainda apresentou um vídeo aos alunos, onde nos deparamos com situações onde os filhos são o espelho das atitudes dos pais e relatou também que é uma situação corriqueira as famílias fazerem festas com bebidas para receber um ente que estava em tratamento em clinica de recuperação e com essa ação agravando a situação do recuperado.
Para concluir a oficina, foram feitos questionamentos aos jovens e os mesmos se reuniram em dois grupos para discutir e posteriormente apresentarem suas respostas. Em seguida, foram eleitos 03 (três) alunos representantes de cada grupo, que responderam as questões por cada grupo.
Finalizando, ainda foi explicado pelo Coordenador André Neves, sobre a internação de um usuário de drogas que deseja se recuperar em clinicas de recuperação e a importância das informações adquiridas nas oficinas e palestras, que devem ser passadas aos colegas de classe e principalmente para a família, pois muitos pais não possuem estes conhecimentos, que são de extrema necessidade.
 Fonte:  Arquivo Parlamento Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário