Em seguida foi apresentado um vídeo “O poder da visão” para que todos fossem despertados para a realidade dos adolescentes e jovens hoje preocupados somente com seu próprio mundo, não se importando mais com a participação efetiva na sociedade nem mesmo para defender seus direitos e conquistar seu espaço. Após o vídeo os monitores separaram os alunos em 05 grupos para iniciar uma nova dinâmica, observando sempre que todos teriam que interagir uns com os outros, por isso os grupos foram divididos aleatoriamente. Os alunos tiveram que fazer um texto contendo no mínimo 25 linhas abordando os temas que foram trabalhados nas oficinas anteriores: “O jovem, as drogas e o papel da família,” “O jovem, as drogas e o papel da Escola,” “O jovem, as drogas e o papel da sociedade,” Os jovens e as drogas: a problemática no Município de Capelinha” e “Protagonismo Juvenil e Participação Social.” Foi dado tempo de 30 minutos para cada grupo fazer sua tarefa.
Foi realizada também uma entrevista ao vivo com filmagem dos alunos com as seguintes perguntas: O que você acha sobre o Tema do Parlamento Jovem 2.011? O que significa o Parlamento Jovem para você? Qual a importância do Parlamento Jovem para você? O Parlamento Jovem trouxe alguma transformação no seu dia a dia? O que você acha que precisa ser feito para melhorar a participação política dos adolescentes e jovens de nosso Município? Foram muitas respostas satisfatórias onde podemos observar que o projeto tem dado um excelente resultado comprovando que temos estimulado muito a democracia e participação de todos.
Apresentamos aos alunos um Slide contendo informações dos pontos fortes e fracos dos alunos diante das oficinas. Essa avaliação foi realizada por monitores do PJ2011 e explicamos cada ponto apresentado para que os alunos possam avaliar o que mais precisa ser aperfeiçoado.
Para finalizar ficou decido que aconteceria mais uma oficina no dia 01 de Junho, pois pretendemos consolidar os gráficos das pesquisas feita nas Escolas, avaliar os relatórios, finalizar uma tarefa da 1ª oficina e atender ao pedido da supervisora da Escola Geraldo Otoni Sra. Preta Vieira que pediu para liderar mais uma dinâmica de grupo com os alunos. Os alunos solicitaram a presença de um advogado, promotor ou juiz de direito para a próxima oficina, para que eles possam tirar algumas dúvidas que ainda resta sobre seus projetos.
Para finalizar o dia, foi entregue aos alunos um questionário onde eles responderão e entregaram aos monitores de suas escolas no dia 27/05. Esse questionário contém perguntas relacionadas ao Parlamento Jovem, participação política dentre outras informações, e ele será usado como material para o Jornal do Parlamento Jovem que iremos distribuir no mês de Junho com informações dos andamentos do PJ e informações educativas no tema Como prevenir as Drogas.
Fonte: Câmara Municipal de Capelinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário