Parlamento Jovem 2011
Propostas dos Alunos Participantes
Subtema 1: O Jovem e o Papel da Família
1 - Conscientizar os pais para que eles tenham mais diálogo com os filhos e os ajudem a não entrar no mundo das drogas.
Como executar: Com advertências às crianças, logo que chegam à fase escolar.
2 - Investir em projetos que visem uma maior conscientização dos pais para esclarecê-los como devem ser sua atitude perante seus filhos em relação às drogas.
Como executar: sugerir aos alunos que enquadrem esta proposta em programas sociais do município: CREAS, CRAS, PROJOVEM, PETI, ESF, dentre outros...
3 - Envolver a família com as questões da escola não apenas no dia “D”, mas em ocasiões específicas voltada para a prevenção das drogas.
Como executar: assim como, existe o dia “D” da família na escola para a discussão de questões gerais, que seja criado o dia “D” de prevenção e combate às drogas.
Subtema 2: O Jovem e o Papel da Escola
1 – Maior investimento na educação com a contratação de profissionais como: Assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos ou profissionais especializados para dar assistência aos alunos e pais envolvidos com o problema das drogas, incluindo ações preventivas.
Como executar: através do estado
2 – Criar nas escolas comissões antidrogas e de qualidade de vida com o objetivo de politizar e formar jovens conscientes.
Como executar: através do estado. As comissões deverão criar um plano de ação envolvendo palestras, oficinas, ações inovadoras e campanhas preventivas.
Sugestão: Criação do PEPCD (Programa Educacional de Prevenção e Combate às Drogas.
3 – Inclusão da disciplina Educação sobre Drogas na grade curricular nas escolas públicas e particulares em todos os níveis.
Como executar: através de mecanismo legal instituído pelo estado, de forma a se garantir que o assunto drogas não seja tão somente um tema transversal.
4 – Ampliação da oferta do Ensino Integral, como forma de garantir oportunidade ao estudante de preencher o seu tempo em atividades educativas culturais, esportivas, artísticas e de geração de renda.
Como executar: através da ação do estado.
Subtema 3: O Jovem e o Papel da Sociedade
1 - Fazer valer a lei que proibi a venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de 18 anos.
Como executar: maior fiscalização e punição rigorosa para os infratores.
2 - Criação de instrumento legal que promova através dos meios de comunicação em massa tensa divulgação do uso das drogas.
Como executar: Campanhas institucionais em parceria com os meios de comunicação.
3 - Clínica de recuperação em âmbito regional com acompanhamento de profissionais capacitados, fiscalização devidamente cumprida e incentivo aos internos com a pratica de esportes, terapias ocupacionais, atenção religiosa e educacional.
Como executar: através de consórcios intermunicipais para municípios com menos de 50 mil habitantes e criação de unidades locais em municípios com mais de 50 mil habitantes.
4 – Aumentar a punição contra o usuário e traficante de drogas na contramão das idéias emergentes em favor da liberalização.
Como executar: legislação.
5 – Investir em segurança pública.
Como executar: aumentar o número de profissionais capacitados, policiamento permanente nas rodoviárias, aeroportos e rodovias municipais, estaduais e federais. Investimento em equipamentos e cães farejadores para uma melhor fiscalização.
6 – Promover investimentos em educação, lazer, cultura e esporte aumentando sua oferta e garantindo maior acesso dos cidadãos.
Como executar: Por meio de convênios com o município, estado e a união e a iniciativa privada.
Sugestão: oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos (inglês, informática, literatura, segurança do trabalho, secretariado, etc...) e de fácil acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário